terça-feira, 21 de outubro de 2008

No tempo que Zola jogava no Andaraí

Com o fim do Mundial de futsal, finalmente pude fazer minha estréia nesse blog. Para meu primeiro post, escolhi o duelo entre Brasil e Itália.

O jogo da quadra deixou um certo sabor de frustração. Sem querer entrar na questão das naturalizações ("It's a joke", disse um fotógrafo gringo no Centro de Imprensa), você fica esperando um confronto de escolas, tipo o que aconteceu na final, contra a Espanha.

Brasil x Brasil Entre Aspas foi legal de assistir, mas principalmente pelos nervos à flor da pele e a briga no intervalo. Nada que chegue perto da qualidade do jogo, do futebol de campo, no Torneio da França, em 1997.

Esta competição reunia também o país-sede e a Inglaterra, e tinha a função de servir como teste para a Copa do Mundo de 1998. A Copa das Confederações foi disputada no final daquele ano, mas era só um torneio perdido no calendário, sem a importância de hoje.

O Brasil empatou em 1 a 1 com a França na estréia. Foi o jogo do gol mítico do Roberto Carlos. Na seqüência, os comandados de Zagallo pegaram a Itália, numa partida épica.

Sim, já houve um tempo em que a seleção brasileira empolgava. E sim, já teve uma época em que jogávamos, no mesmo ano, contra ingleses, franceses e italianos - e não enfrentávamos só Tailândia, Argélia e Hong Kong.

O jogo de 8 de junho foi disputado em um Gerland com obras inacabadas. Atrás dos gols, eram vistos tapumes com imagens de craques como Rivellino.

Dentro de campo, a Itália começou massacrando e, logo aos seis minutos, Alessandro Del Piero abriu o placar, de cabeça.

Aos 23, Demetrio Albertini cobrou falta e surpreendeu Taffarel, que ainda arrumava a barreira. A bola ainda desviou em Aldair.

O Brasil demorou, mas entrou na partida. Aos 35, conseguiu diminuir. Roberto Carlos mandou uma bomba, que desviou no carequinha Attilio Lombardo, enganando Gianluca Pagliuca.


Marcação mítica. E pensar que no mesmo jogo,
o Célio Silva operou o Del Piero..
.

No segundo tempo, a Itália fez 3 a 1 com um pênalti cobrado por Del Piero. Aldair havia derrubado Filippo Inzaghi dentro da área.

Já aos 27, um magro Ronaldo deixou Billy Costacurta no chão e fez um golaço.

Quem fazia boa partida era Denílson, com aquela correria que ainda conseguia enganar a gente.

Ele foi bem neste dia, mas quem viu Elivélton e Denílson está vacinado para Robinho e afins.

E para quem não sabe porque Romário é o gênio da grande área, basta assistir ao vídeo com o lance do gol de empate, aos 39. Um dos mais bonitos de sua carreira, que mostra a sua famosa explosão e a habilidade. O lance é magnífico e levou o narrador chinês à loucura, um Éder Luiz².



Quando estas seleções se encontrarem no amistoso do início de 2009, as formações serão totalmente diferentes. Acredito que só o Cannavaro deva estar em campo. Será que ainda teremos Dunga no banco?

BRASIL - Taffarel; Cafu, Célio Silva(!), Aldair e Roberto Carlos; Mauro Silva (Flávio Conceição), Dunga, Leonardo e Denílson; Romário e Ronaldo. Técnico: Zagallo.

ITÁLIA - Pagliuca; Panucci, Cannavaro, Costacurta e Maldini (Di Livio); Di Matteo, Albertini, Dino Baggio (Fuser) e Lombardo; Vieri (Inzaghi) e Del Piero. Técnico: Cesare Maldini.

Cartões Amarelos: Mauro Silva, Dino Baggio e Costacurta.

A relação dos outros jogadores inscritos pelas duas seleções no Torneio da França é a seguinte:

Itália: Peruzzi, Nesta, Torrisi, Benarrivo, Zola, Casiraghi e Chiesa.

Brasil: Carlos Germano, Zé Maria, Gonçalves, Márcio Santos, Zé Roberto (como lateral), César Sampaio, Giovanni, Djalminha, Edmundo e Paulo Nunes.

TORNEIO DA FRANÇA

Resultados do Torneio da França, realizado entre 3 e 11 de junho de 97. A Inglaterra foi campeã e o Brasil, invicto, terminou em segundo.

França 1 x 1 Brasil (jogo do gol antológico do Roberto Carlos)
Inglaterra 2 x 0 Itália
França 0 x 1 Inglaterra
Brasil 3 x 3 Itália
Inglaterra 0 x 1 Brasil
França 2 x 2 Itália

Classificação: Inglaterra (6 pts), Brasil (5), França e Itália (2).

Artilheiro: Del Piero, seis gols.

Nenhum comentário: